Cannabis Medicinal

Como prescrever cannabis medicinal no Brasil [Guia]

COMECE SEU TRATAMENTO AGORA

Cada vez mais médicos têm buscado saber como prescrever cannabis medicinal no Brasil para tratar seus pacientes dentro da lei.

O número de pedidos para importação de cannabis medicinal no Brasil cresceu 700% desde 2015, segundo dados da Anvisa.

Mas como prescrever cannabis medicinal?

Nesse artigo, vamos explicar tudo sobre o tema. Você vai entender:

  • Quem pode prescrever tratamentos à base de cannabis
  • Como prescrever cannabis medicinal da forma correta
  • Quais as opções para se obter os produtos derivados de cannabis e as respectivas providências que precisam ser tomadas

Quem pode prescrever cannabis medicinal no Brasil?

Qualquer médico com cadastro no CRM ativo está apto à prescrever cannabis no Brasil. De acordo com a RDC nº335 de 24 de janeiro de 2020:

Art. 6º Para o cadastramento é necessário apresentar a prescrição do produto por profissional legalmente habilitado contendo obrigatoriamente o nome do paciente e do produto, posologia, data, assinatura e número do registro do profissional prescritor em seu conselho de classe.

A Anvisa não faz qualquer restrição à especialidade médica ou patologia para prescrição de produto derivado de cannabis.

Como prescrever cannabis medicinal da forma correta

A prescrição médica (receita) é o documento imprescindível para obtenção de produto derivado de cannabis e deve ser preenchido, contendo obrigatoriamente:

  • Identificação do paciente;
  • Nome comercial do produto;
  • Posologia – dose diária especificando a unidade como: gramas, miligramas, mililitros, gotas ou cápsulas, para o período do tratamento
  • Data, assinatura e número do registro no conselho de classe do médico.

Além do processo de prescrição da cannabis medicinal no Brasil

Com a prescrição pronta, como oriento meu paciente a obter os produtos importados?

Com a prescrição em mãos, o próximo passo é guiar ao paciente a obter uma autorização para importação.

Com a prescrição, documentos do paciente e responsável legal (quando houver um), é necessário preencher um breve formulário no Gov.br com dados do produto e identificação do médico. A Remederi pode cuidar de todo o processo de acesso para o paciente. 

Agora, caso você tenha dúvidas sobre como aplicar a estratégia terapêutica da Cannabis medicinal para seus paciente e esteja interessado no tema, você pode contar com o suporte científico gratuito, com acesso a artigos de sua área de especialidade, apoio para dúvidas e nossos materiais de apoio exclusivos. Fale com nosso Suporte Científico pelo medicos@remederi.com

 

 

COMECE SEU TRATAMENTO AGORA
blank

Autor

ReMederi

A Remederi é uma empresa brasileira de saúde, com a missão de promover qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre Cannabis medicinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
remederi, anvisa

A REMEDERI preza pela saúde dos seus pacientes. Ancorados na transparência e lisura, estamos evoluindo para atender todas as regras sanitárias brasileiras da ANVISA e nos adequando à Portaria 344/1998 do MS e da RDC 96/2008, RDC 327/2019 e 660/2022.