Quadro atualizado de médicos brasileiros, número de prescritores e especialidades que receitam a cannabis medicinal
O Brasil possui atualmente 502.475 médicos, segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil 2020”, resultado de uma colaboração entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP).
Isto significa que hoje existem mais do que o dobro de profissionais que no início do século. Mais precisamente, em 2000, eram 230.110 médicos.
Nesse período, a relação de médico por mil habitantes no país também aumentou significativamente, passando de 1,41 para 2,4.
Este número vem crescendo desta forma porque o país conta, no momento, com 342 escolas médicas e a oferta de 35.622 novas vagas anualmente.
Outro dado levantado pelo estudo diz respeito ao crescimento no número de mulheres que exercem a medicina no país.
Segundo os dados mais recentes, os homens representam 53,4% da população de médicos, enquanto que as mulheres representam 46,6%. Há trinta anos atrás, em 1990, as mulheres representavam apenas 30,8%.
Outra informação trazida pelo estudo diz respeito à concentração de médicos nas cidades com um maior número de habitantes.
Enquanto nos municípios com mais de 500 mil moradores, a média é de 4,89 médicos por mil habitantes, nas localidades com até 5 mil habitantes, a relação é de apenas 0,37.
Por sua vez, em municípios com mais de 100 mil habitantes essa média alcança o número de 2,27 médicos por mil habitantes.
Saiba como ter acesso a médicos que prescrevem canabidiol
MÉDICOS PRESCRITORES DE CANNABIS
O site Green Science Times obteve, com base na Lei de Acesso à Informação, dados fornecidos pela Gerência de Produtos Controlados (GPCON) da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA) a respeito da quantidade de médicos prescritores de cannabis no Brasil.
Cumpre esclarecer que estes dados são referentes ao ano de 2019, e que a equipe ReMederi aguarda um levantamento atualizado da Agência Nacional para o ano de 2020.
Assim sendo, referido órgão informou que “já foram recebidas solicitações de, aproximadamente, 1.220 prescritores diferentes”.
Logo, dos 502.475 médicos, apenas cerca de 1220 prescrevem a cannabis como forma de tratamento.
Isto significa que, aproximadamente, 0,24% dos médicos brasileiros são prescritores.
A ANVISA também informou quais são as principais especialidades que estão prescrevendo tratamento com base em cannabis e o respectivo número de autorizações para pacientes importarem esses produtos. Vejamos.
- Neurologia (5103)
- Psiquiatria (1688)
- Neuropediatria (1157)
- Radiologia (747)
- Clínica Médica (623)
- Neurocirurgia (616)
- Reumatologia (376)
- Pediatria (269)
- Cirurgia Geral (256)
- Ortopedia (196)
- Clínica Geral (140)
- Nutrologia (112)
- Não registrada ( 97)
- Anestesiologia (73)
- Acupuntura (72)
- Dermatologia (55)
- Medicina Esportiva (51)
- Medicina Intensiva (40)
- Neurofisiologia (39)
- Geriatria (30)
Concluímos que existe um potencial gigantesco para que a medicina brasileira cresça no campo da cannabis medicinal.
Atividades, cursos de especialização, pesquisas científicas, estudos, informações e número de médicos interessados estão aumentando cada vez mais no país, uma vez que, a cannabis vem se firmando como uma possibilidade segura e eficaz de tratamento para diversos tipos de patologia.
A equipe ReMederi informa que está à disposição para fornecer suporte para pacientes ou familiares que estejam interessados em se consultar com médicos especializados.
Da mesma forma, auxilia os profissionais da área médica a conhecerem ou se especializarem no assunto, fornecendo materiais educativos, suporte e conexão para aqueles que buscam trabalhar com cannabis medicinal no Brasil
Saiba mais acessando nosso site.
Paciente ou familiar – https://remederi.com.br/pacientes-cannabis/
Médico – https://remederi.com.br/medicos/