Cannabis Medicinal

Cannabis Medicinal pode Ajudar Mulheres com Fibromialgia, Aponta Estudo

COMECE SEU TRATAMENTO AGORA

A fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dor generalizada, fadiga, distúrbios do sono e sintomas cognitivos. A fibromialgia resistente ao tratamento é um subconjunto de pacientes que não respondem a terapias convencionais. Este estudo investigou o papel do cannabis no tratamento de mulheres com fibromialgia resistente ao tratamento.

Métodos
O estudo envolveu 11 mulheres com fibromialgia resistente ao tratamento que foram tratadas com cannabis medicinal. Os pacientes foram avaliados antes e depois do tratamento usando o questionário WHOQOL-bref, que avalia a qualidade de vida relacionada à saúde em quatro domínios: físico, psicológico, social e ambiental.

Resultados

 O tratamento com cannabis resultou em melhorias significativas na qualidade de vida geral e na saúde geral.

  1. A dor e o desconforto diminuíram significativamente, enquanto a energia e a fadiga melhoraram.

  2. A dependência de medicamentos para atividades aumentou, o que pode ser atribuído ao tratamento com cannabis.
  3.  
  4. O tratamento com cannabis também teve um efeito positivo significativo no domínio psicológico, com melhorias na autoestima, sentimentos positivos, memória e concentração.

  5.  Além disso, houve melhorias no domínio ambiental, habilidades físicas e segurança física.

O tratamento com cannabis teve um efeito positivo significativo no domínio psicológico, aumentando a autoestima, sentimentos positivos, memória e concentração.

O tratamento com cannabis também melhorou a pontuação do domínio da saúde física em 1,5 pontos, com uma redução de 1,67 pontos na dor e desconforto.

O tratamento com cannabis teve um efeito positivo significativo no domínio psicológico, aumentando a autoestima, sentimentos positivos, memória e concentração.”

Conclusão

O estudo concluiu que o cannabis pode ser uma opção de tratamento eficaz para mulheres com fibromialgia resistente ao tratamento. O tratamento resultou em melhorias significativas na qualidade de vida e na saúde geral dos pacientes.

Fonte:
Hershkovich O, Hayun Y, Oscar N, Shtein A, Lotan R. The role of cannabis in treatment-resistant fibromyalgia women.
Pain Pract. 2023 Feb;23(2):180-184.

 

 

COMECE SEU TRATAMENTO AGORA
Avatar photo

Autor

Professor Aderbal Silva Aguiar Júnior

Graduado em fisioterapia (UDESC 1998) com especialização (UNIFESP 2006) e mestrado (UNESC 2007) em fisiologia do exercício, doutorado em farmacologia (UFSC) com estágio sanduíche no INSERM/UPMC em Paris. Fez dois pós-doutorados, Bioquímica/UFSC (2011-13) e Neurociências/CNC/Universidade de Coimbra (Portugal). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq 2.

Comentários (2)

  1. blank
    Amanda Sanches mataran
    21 de dezembro de 2023

    Bom dia! Faço o uso do xarelto gostaria de saber se posso fazer o tratamento com o canabidiol?

    • Avatar photo
      Professor Aderbal Silva Aguiar Júnior
      21 de dezembro de 2023

      Bom dia, Amanda. Entre em contato com nosso suporte ao paciente Remederi (11) 91174-0029 para encontrar um médico e conversar sobre uma possível indicação para seu caso. No mesmo número, depois ajudamos em todo processo de aquisição do extrato se o médico prescrever para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
remederi, anvisa

A REMEDERI preza pela saúde dos seus pacientes. Ancorados na transparência e lisura, estamos evoluindo para atender todas as regras sanitárias brasileiras da ANVISA e nos adequando à Portaria 344/1998 do MS e da RDC 96/2008, RDC 327/2019 e 660/2022.