Cannabis Medicinal

Terpenos canábicos: O que são, tipos, para que servem [Guia]

COMECE SEU TRATAMENTO AGORA

Você já ouviu falar de terpenos canábicos? Sabe como são classificados os terpenos e para que servem?

Neste texto, explicaremos tudo sobre esse importante componente da planta Cannabis, também chamados de terpenóides.

Continue a leitura para saber o que são terpenos canábicos, tipos, para que servem e importância.

O que são terpenos?

Os terpenos encontram-se em sementes, flores, folhas, raízes e madeira integrando uma diversificada classe de substâncias naturais presentes nos vegetais.

São conhecidos por conferir cor, sabor e aroma às plantas, isto é, trata-se de componente importante de seus óleos essenciais. São muito utilizados na aromaterapia, porém não se restringem somente à estas características.

Os terpenos também atraem insetos polinizadores, além de afastar predadores. Eles retardam a maturação das plantas e regulam o metabolismo.

O que são Terpenos canábicos?

No caso da Cannabis, os terpenos modulam o efeito dos canabinóides, isto é, aumentam a interação entre estes, além de fornecer seus próprios benefícios à saúde.

Sendo assim, estes componentes possuem propriedades terapêuticas, tais como, efeito bactericida, antitumoral, anti-inflamatório, sedativo e analgésico, dentre outros.

Recentemente uma pesquisadora da Universidade da Califórnia em Los Angeles recebeu uma doação de US $ 3,9 milhões para estudar como a cannabis pode ajudar no alívio da dor.

Esta doação foi feita pelo Centro Nacional de Saúde Integrativa e Complementar dos Institutos Nacionais de Saúde para Ziva Cooper, diretora de pesquisa da Iniciativa de Pesquisa de Cannabis da UCLA.

Cooper usará a bolsa para estudar se os terpenos da cannabis podem reduzir a quantidade de medicamentos opiáceos necessários para reduzir a dor. 

Acredita-se que os terpenos, responsáveis ​​pelos aromas e sabores distintos da cannabis, possam melhorar as propriedades de alívio da dor do THC e reduzir os efeitos colaterais indesejados.

Logo, a pesquisa irá determinar como os terpenos e o THC interagem entre si, fenômeno conhecido como efeito “entourage” ou comitiva. 

Para conduzir o estudo, os pesquisadores examinarão dois terpenos, o mirceno e o cariofileno.

A dor crônica é um fardo significativo para a saúde pública e existem poucos tratamentos eficazes que não apresentam os efeitos adversos que limitam o uso”, disse Cooper em comunicado à imprensa.

Cooper acrescentou que as descobertas desses estudos abordam uma prioridade significativa da saúde pública, investigando novas estratégias para diminuir o uso de opioides no tratamento da dor.

Produtos químicos específicos na planta de cannabis tomados sozinhos ou juntos podem ser opções eficazes com efeitos colaterais mínimos – estudos controlados por placebo para explorar esta área urgente de pesquisa são desesperadamente necessários”, disse ela.

Tipos e características dos terpenos

Nesta tese apresentada ao Instituto de Química de São Carlos (USP/SP), para obtenção de título de Doutor em Ciências (Físico-Químico), restou demonstrado que a Cannabis contém cerca de 400 compostos químicos, incluindo pelo menos 120 diferentes tipos de terpenos e 21 tipos de flavonóides.

Vejamos alguns exemplos dos tipos mais conhecidos de terpenos e suas principais características de aroma, sabor e propriedades:

Mirceno

É o terpeno mais encontrado na CannabisEm algumas variedades chega a compor cerca de 60% do seu óleo essencial. Também encontrado na manga, lúpulo, manjericão, dentre outras plantas. Como característica possui um aroma e sabor terrosos, parecidos com o cravo e frutas tropicais.

Efeitos: Analgésico, anti-inflamatório e antibiótico

blank

Limoneno

Este terpeno também é encontrado com bastante frequência na Cannabis e nas frutas cítricas. Logo, possui como característica um aroma e sabor cítrico e adocicado parecidos com o limãolaranja tangerina.

Efeitos: Bactericida, fungicida e antitumoral

blank

Cariofileno

Este terpeno é encontrado em diversas ervas e especiarias, tais como, variados tipos de pimentas, cravo e folhas de canela. Assim, como características de aroma e sabor temos algo parecido com a pimenta do reino, além de uma certa picância.

Efeitos: analgésico, redutor da pressão sanguínea

blank

Pineno

Este terpeno tem como característica de aroma e sabor amadeirado e são parecidos com o pinheiro alecrim. Em virtude desta particularidade, além das citadas propriedades terapêuticas dos outros terpenos, também são utilizados em medicamentos tendo efeito expectorante e broncodilatador.

Efeitos: Expectorante, antiséptico, aumenta o foco, energético

blank

Linalol

Este terpeno é encontrado com frequência em plantas como a lavanda, coentro, manjericão, dentre outras. Como características de aroma e sabor temos a lavanda e flores da primavera.

Efeitos: calmante, anti-ansiedade, sedativo e anticancerígenos

blank

Humuleno

Este terpeno também é encontrado no lúpulo (ingrediente da cerveja), gengibre, ginseng e sálvia. Assim, como características de aroma e sabor temos amadeirado, levemente apimentado e floral.

Efeitos: antitumoral, bactericida e anti-inflamatório

blank

Terpenos são muito importantes

Concluímos que os terpenos são elementos de extrema importância para os vegetais, pois lhes conferem cor, sabor e aroma.

Além destes fatores, também ajudam a atrair insetos polinizadores, afastam predadores, retardam a maturação das plantas e regulam o seu metabolismo.

No caso da Cannabis, os terpenos canábicos também auxiliam na modulação do efeito dos outros canabinóides (efeito comitiva), além de apresentar seus próprios benefícios terapêuticos.

Você tem alguma dúvida sobre os terpenos? Deixe um comentário abaixo!

COMECE SEU TRATAMENTO AGORA
blank

Autor

ReMederi

A Remederi é uma empresa brasileira de saúde, com a missão de promover qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre Cannabis medicinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
remederi, anvisa

A REMEDERI preza pela saúde dos seus pacientes. Ancorados na transparência e lisura, estamos evoluindo para atender todas as regras sanitárias brasileiras da ANVISA e nos adequando à Portaria 344/1998 do MS e da RDC 96/2008, RDC 327/2019 e 660/2022.