Startups e Poder Público fazem teste rápido de coronavírus através de “drive-thru”
Um dos desafios no combate da pandemia do Covid-19 é a falta de testes realizados, pois esta situação leva a uma falta de informações precisas sobre o real cenário.
Com o objetivo de levar testes rápidos para as empresas, uma startup criada há poucas semanas oferece o serviço de teste de covid-19 “delivery”, enviando uma equipe de saúde ao local para realizar todo o procedimento envolvido.
A startup MaxLev, fruto da aquisição de parte da MedLev pelo Grupo Pharmainvest, saltou de uma média de 40 exames por dia para aproximadamente 200.
O agendamento, cadastro dos pacientes e pagamento são todos feitos online.
Dessa forma, não há contato com maquininhas de pagamento, canetas e pranchetas para cadastro ou outro tipo de material que possa ser contaminado, disse o vice-presidente da MaxLev, Patrick Choate, em entrevista ao Portal Exame.
O primeiro resultado sai em 10 minutos, o laudo técnico em duas horas e os testes podem ser realizados tanto na casa dos funcionários quanto nas empresas.
Para levar estes testes para as grandes empresas, a startup lançou o serviço de drive thru com capacidade para realizar até 400 exames por dia.
A MaxLev já levou este tipo de serviço para supermercados, indústrias, empresas de eventos, construtoras, condomínios e empresas do setor de serviços.
A empresa monta uma tenda no local indicado pela empresa contratante e cria um circuito para que seus funcionários possam fazer o teste rápido sem sair do carro.
A startup recebe antecipadamente as informações das placas dos veículos dos funcionários da empresa para controlar o acesso à tenda.
Caso o funcionário queira levar algum familiar junto para a realização do teste rápido, ele também pode.
“A startup nasceu por conta do coronavírus, mas não queremos ficar atrelados a apenas essa função”, explica o vice-presidente Choate.
“A empresa busca funcionar como um marketplace de saúde, ligando prestadoras de serviço de saúde a clientes interessados. Entre outros produtos, está a venda de máscaras de proteção, sanitizantes e vitaminas”.
Não apenas é no mundo corporativo que este tipo de iniciativa está sendo tomada
O Poder Público também começou a fornecer este tipo de atendimento para a população.
Na cidade de Santos, litoral de São Paulo, um drive thru foi montado para a realização de 10 mil testes rápidos e funcionará de quarta-feira (13/05) até sexta (15), no estacionamento do Mendes Convention Center.
Na quarta-feira, duas horas antes do início do atendimento, o local já contava com uma fila de carros. Os moradores chegaram logo cedo para garantir lugar na fila e apenas as pessoas com sintomas da doença poderão fazer o teste.
Para realizar o exame, a pessoa passará por uma triagem que consiste em primeiramente acessar o local de carro ou moto.
Em seguida será direcionada para a área de cadastro, onde deverá apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Após, terá aferida a sua temperatura e a oxigenação no sangue, além de passar por uma entrevista de avaliação, tudo sem sair do veículo.
Quem atender estes critérios será encaminhado para o setor de teste rápido, onde ocorre a coleta de sangue para análise.
A pessoa deve aguardar o resultado do teste no estacionamento, que fica pronto em cerca de 15 minutos, e será comunicada por telefone.
Se confirmada a presença do vírus, o cidadão será encaminhado para a coleta de amostras (naso e orofaríngeo), que confirmará ou não o diagnóstico. As análises serão feitas pela técnica conhecida como RT-PCR, de alta precisão, e ficarão prontas em 48 horas.