Cannabis Medicinal

Mercado europeu de cannabis está longe de atingir o potencial, aponta relatório internacional

COMECE SEU TRATAMENTO AGORA

Um relatório produzido pelo Marijuana Business Daily recentemente analisou o mercado legal de cannabis medicinal da Europa e apontou que em 2019 o mercado foi avaliado em cerca de 240 milhões de euros.

Segundo o relatório, isso significa que o continente europeu ainda está longe de alcançar todo seu potencial.

O autor do parecer, Alfredo Pascual, analista internacional do MJBizDaily, explicou que “este relatório fornece aos líderes e investidores do setor interessados ​​nos mercados europeus uma estimativa realista dos tamanhos atuais do mercado e uma análise detalhada dos países onde existem mais oportunidades”.

Ele continua dizendo que “enquanto a expectativa de longo prazo da Europa de ser uma indústria maciça de cannabis para uso médico – e, eventualmente, recreativo – continua promissora, este relatório destaca a realidade do mercado atual, incluindo as vendas reais e as estruturas regulatórias existentes nos principais Mercados europeus”.

O relatório estima que as vendas totais de cannabis medicinal na Europa em 2019 variaram entre 230 e 250 milhões de euros, observando que estimativas precisas são complexas devido à falta de dados oficiais em vários dos principais mercados e à ausência de definições harmonizadas de como seriam classificados os medicamentos à base de cannabis em todo o continente.

Participação de vendas de cannabis por país europeu em 2019

A participação por país nas vendas de cannabis no varejo aponta a Alemanha como maior comprador e ficou dividida da seguinte forma:
Alemanha – 73%
Itália – 8%
Austria – 5%
Holanda – 5%
Suíça – 4%
Dinamarca – 3%
Outros – 2%

Vejamos outras conclusões apontadas pelo relatório:

  • 2019 foi um bom ano para os maiores mercados – Alemanha e Itália – com crescimento de dois dígitos em relação à 2018. Mas todos os outros programas de cannabis medicinal no continente ou não cresceram muito (Holanda) ou cresceram significativamente, embora a partir de um pequeno ponto de partida (República Checa).
  • As expectativas corporativas de que as vendas crescerão exponencialmente após a legalização da cannabis medicinal é uma ilusão. Crescimento irregular é o mais comum. Exemplo dessa constatação é a Dinamarca.
  • Os canabinóides isolados são uma importante categoria de produtos na Europa, representando cerca de 30% das vendas desembolsadas na Alemanha e a grande maioria das vendas na Áustria.
  • Muitos países e empreendedores desejam exportar para a Alemanha, mas os produtos vendidos neste país ainda vêm de apenas alguns produtores capazes de cumprir com os rigorosos requisitos de qualidade. Poucas empresas foram adicionadas a essa lista em 2019 em comparação à 2018. E algumas empresas, como a Aurora Cannabis, de Alberta, lutaram para cumprir as regras no ano passado.
  • Os problemas de fornecimento não são mais um problema tão relevante. Por exemplo, no lançamento do relatório, pelo menos 30 variedades diferentes de flores estavam em estoque na Alemanha. A variedade para outros tipos de produtos, como extratos de espectro total, tem espaço para melhorias. O relatório reconhece questões específicas de fornecimento ao longo de 2019 em diferentes países europeus.
  • Embora a cannabis para adultos não seja o foco, o relatório observa que 2019 foi bastante lento quando se trata de legalização recreativa na Europa. O Luxemburgo não deu um passo legislativo significativo após o anúncio da intenção de legalizar no final de 2018. A Suíça tem um projeto piloto em andamento, mas continua longe de se materializar. A Holanda avançou seu projeto piloto de recreação, mas está limitado a apenas alguns pequenos municípios.

Você tem alguma dúvida ou comentário? Escreva abaixo!

COMECE SEU TRATAMENTO AGORA
blank

Autor

ReMederi

A Remederi é uma empresa brasileira de saúde, com a missão de promover qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre Cannabis medicinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
remederi, anvisa

A REMEDERI preza pela saúde dos seus pacientes. Ancorados na transparência e lisura, estamos evoluindo para atender todas as regras sanitárias brasileiras da ANVISA e nos adequando à Portaria 344/1998 do MS e da RDC 96/2008, RDC 327/2019 e 660/2022.