Associação Abrace vai oferecer cannabis medicinal para médicos com suspeita de coronavírus
A Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (ABRACE), entidade localizada na Paraíba, pretende realizar uma pesquisa oferecendo medicamento com concentração de 2% de canabidiol (CBD) para médicos com suspeita de infecção e para os profissionais que estão apresentando os sintomas do coronavírus.
O intuito do estudo é avaliar a eficácia do medicamento a base de Cannabis no tratamento dos sintoma, e não na cura do Covid-19.
Segundo reportagem publicada no G1, o experimento contará com a participação de 40 médicos de todo o país que serão divididos em dois grupos. Um irá tomar o óleo de cannabis medicinals e outro placebo (medicamento, substância ou qualquer outro tipo de tratamento que se parece com um tratamento normal, mas que não possui efeito ativo).
A iniciativa está em processo de seleção dos profissionais de saúde que vão participar da pesquisa. A distribuição do medicamento deve começar na próxima semana.
A Associação espera contar com a participação de profissionais de todo país e planeja realizar mais estudos nesse sentido contando com o apoio de universidades como UFPB, UFRJ e USP.
O Presidente do CRM-PB criticou a iniciativa e declarou que os profissionais não podem prescrever esse tipo de medicamento em nenhum teste ou estudo sobre a eficácia da substância.
Por sua vez, o médico pediatra diretor da instituição, Cassiano Teixeira, em entrevista ao Polêmica Paraíba, esclareceu ao G1 que o estudo é ‘observacional’, e por isso não necessita de autorização de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser realizado.
Segundo o médico, “Não é uma pesquisa oficial, é uma pesquisa pré-clinica, ela vai nos dar condições de a gente puder buscar sensibilidade e apoio para que a gente possa fazer uma pesquisa de verdade. É um estudo observacional. Você pega um grupo e observa”
COMECE SEU TRATAMENTO AGORAAinda, de acordo com Cassiano, há comprovações científicas das propriedades broncodilatadoras e anti-inflamatórias da cannabis.